Nova Petrópolis participa do X Encontro Nacional de Cidades Educadoras

O Município de Nova Petrópolis participou do X Encontro Nacional de Cidades Educadoras, realizado nos dias 30 e 31 de outubro, em Passo Fundo. O evento reuniu gestores públicos, educadores, especialistas e representantes de diversas cidades do Brasil que integram a Rede Brasileira de Cidades Educadoras (REBRACE), para compartilhar experiências e práticas que promovem a educação como eixo central do desenvolvimento social.

Com o tema “Cidades Educadoras: Sustentabilidade, Criatividade e Inclusão para uma Cidadania Ativa”, o evento propôs a troca de experiências, a articulação de redes e a construção coletiva de políticas públicas educadoras que valorizam a diversidade, a participação cidadã e o desenvolvimento humano. A programação incluiu conferências, painéis temáticos, exposição de boas práticas, atividades culturais e visitas técnicas a projetos educadores de Passo Fundo, cidade anfitriã e referência em educação, cultura e inovação social.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE NOVA EM PAUTA NO WHATSAPP

Durante o encontro, Nova Petrópolis apresentou dois importantes projetos que refletem o compromisso do Município com a formação cidadã e o fortalecimento da diversidade cultural.

O primeiro, intitulado “Literatudo: atividades de incentivo à leitura da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva”,  tem como objetivo ampliar o acesso aos livros e promover o hábito da leitura por meio de ações criativas e inclusivas, aproximando a comunidade do universo literário e estimulando o gosto pela leitura em diferentes faixas etárias. O projeto foi apresentado pela bibliotecária de Nova Petrópolis, Susana Carrasco.

Já o segundo projeto, “Identidade e Relações Étnico-Raciais: traçando caminhos para integrar culturas na educação de Nova Petrópolis”, apresentado pela coordenadora da Comissão Étnico-Racial de Nova Petrópolis, Maria Cristina Santana dos Santos Xavier, busca valorizar a diversidade, fomentar o respeito e construir práticas pedagógicas que contemplem as diferentes identidades, histórias e culturas presentes no Brasil. Este projeto foi reconhecido, em 2025, pelo Ministério da Educação, por meio do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, e garantiu ao Município o repasse de R$ 200 mil.

Ambas as iniciativas, que são trabalhadas com os estudantes e com a comunidade de Nova Petrópolis, evidenciam o esforço do Município em consolidar políticas educacionais que formem cidadãos críticos, conscientes e abertos ao diálogo com a pluralidade cultural que compõe a sociedade.

Compartilhe: